Universo K-POP.(Como a cultura POP Asiática nos influencia) 1° parte

| sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Ohayooooooooo Otakus e Otomes estou eu aqui madrugando nesta sexta -feira pra falar de um assunto que tem dado muita polêmica em nossos eventos e esse assunto é o K-POP!Moda que explodiu recentemente como atração a mais em nossos eventos o K-POP está gerando os mesmos sentimentos controversos aqui no MA que outrora causou na comunidade nipônica.Então que tal entendermos um pouco mais sobre universo?Se sua resposta é sim vamos lá!Segue um índice abaixo para que vocês saibam como vai ser tratado cada um dos tópicos!

Indice
1-     Um pouco de História
2-     Mas se o assunto é K-POP porque Japão?
3-     Mas o que quer dizer K-POP?
4-     Top Artistas Coreanos
5-     K-POP o que há por trás dos bastidores!
6-     Moda Koreana(o que vestem)
7-     K-POP no Maranhão
8-      Entrevistas

           Um pouco de História
Ataque a Pearl Habor
       Logo apos a restauração Meiji o Japão pôs em prática um ousado plano de ação que envolvia,grande esforço militar na tentativa de conquistar outros países para aquisição de recursos naturais,.Em um desses esforços a vitória em Pearl Habor,se tornou um marco zero para uma série de transformações que atingem até hoje a nação asiática.Uma bola de neve que culminou com o ataque dos E.U.A à Hiroshima e seu tão conhecido resultado catastrófico.
No meio das cinzas o Japão ressurgiu mais forte,e com o intuito de aprender com quem o subjugou,ele passou a adotar várias atitudes e maneiras ocidentais em uma busca incessante pela superação.Dessa adequação ao ocidente vieram pra resumir o mangá ,anime e a música POP.
Ayume o ícone pop máximo japonês
  Mas se o assunto é K-POP porque Japão?Você pode perguntar!Eu explico!

Em um movimento silencioso para o mundo porem, gritante para a Coréia a juventude do país absorveu com extrema velocidade a cultura pop oriunda do Japão que por sua vez se abastecia direto na fonte da América Anglo Saxônica e então nos anos 90 o K-POP estoura!
Os coreanos desde meados dos anos 30 consideravam o Japão como um país vizinho que não representava grande perigo, até o Japão decidir que passaria por cima da Coréia para invadir e conquistar a China.Desde esse evento as relações Coréia,Japão são um pouco instáveis.
Com o passar dos anos o avanço cultural do Japão principalmente no que dizia respeito à moda e a música despertou os coreanos para o então já firmado mundo pop. O que gerou um movimento inverso chamado de Hallyu (o mesmo que onda coreana) no Japão provocando revolta em japas mais puristas!O que resultou em várias manifestações em repúdio ao material coreano.

Mas o que quer dizer K-POP?Vamos por partes!

POP MUSIC obviamente é proveniente do inglês que trocando em miúdos significa música popular foi um termo criado para designar músicas de refrões fáceis que praticamente grudavam na cabeça falando em geral de amor e vida noturna agitada. Radicada por volta dos anos 30 e tendo seu boom nos anos 50 foi rapidamente assimilada pelo Japão (e outros países).
J-POP obviamente Japanese Pop, ou seja, pop japonês foi o termo criado para denominar os artistas pop oriundos do Japão!Esse termo que os designa, só foi cunhado nos anos 90 antes ele ainda teve 3 ou 4 outros nomes!
E por fim o K-POP que não podia deixar de ser Korean POP ou Música Pop Coreana, porém na Coréia ouve e há uma sutil mas essencial diferença. O K-POP lá é a denominação de N's estilos de dança, ou seja, HiP -HoP,Pop,R&B ,Eletrônica e toda sorte de ritmos contagiantes.
Nascida como uma inocente brincadeira depois voltada ao intuito de protesto a música pop coreana mais tarde tomou a forma de boys e girls bands falando dos mais variados assuntos.
A diferença que contribuiu para o estrondoso sucesso K-POP foram às mídias sociais, com vídeos fan pages e downloads o K_POP ganhou popularidade além de seu nome com uma velocidade absurda!Apesar de ser uma industria gigantesca que praticamente lança por ano vários artistas o K-POP tem seus ícones consagrados e na próxima reportagem estaremos falando sobre cada um deles!
Beijos da Bruxa Negra



3 comentários:

  1. muito bom gostei das informações dei um F5 agora legal hehehe

    ResponderExcluir
  2. Vou esperar o restante pra emitir minha opinião.Tá muito histórico isso ai...

    ResponderExcluir

E você otaku/otome, o que acha?

Next Prev
▲Top▲